Diferenciais entre uma escola montessoriana e a creche
- hegelbraga
- 25 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de nov.

Muitos pais, na hora de procurar uma escola para seu filho, primeiramente pensam nos cuidados necessários à criança: será bem cuidada, receberá atenção, etc.
A segurança da criança no ambiente escolar e o cuidar fazem parte dos questionamentos, seguidos de propostas pedagógicas e estrutura das salas e outros ambientes da escola, que promovem um desenvolvimento integral. Agora, qual seria a melhor escolha: uma escola ou uma creche?
Nas escolas tradicionais e nas creches, todas as atividades propostas são realizadas coletivamente, mesmo que não atendam aos interesses e escolha das crianças, não considerando o ritmo próprio de aprendizagem. E mesmo ao compararmos as escolas tradicionais e as creches, ambas apresentam características mais diversificadas ainda. Enquanto a creche fica no cuidar e no brincar, as escolas buscam uma abordagem e organizam os currículos focados no desenvolvimento pedagógico, com o pensar apenas no cognitivo.
As escolas montessorianas, diferem em muitos aspectos das escolas tradicionais e das creches, tanto nas abordagens e metodologias, quanto nas práticas pedagógicas. Em uma escola montessoriana, a criança é vista como um indivíduo em formação, com ritmo e habilidades diferenciadas. Desta forma todo currículo e as salas são organizadas para atender as necessidades individuais de cada criança, não esquecendo que está em constante crescimento e amadurecimento.
Vamos analisar alguns diferenciais e ganhos nas instituições educativas.




Comentários