O Sistema Montessori e a BNCC
- hegelbraga
- 25 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de nov. de 2023
Contribuir para a construção de uma sociedade mais ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária, que respeite e promova a diversidade e os direitos humanos, sem preconceitos de qualquer natureza." Esse é o propósito definido pela Base Nacional Comum Curricular, conhecida como BNCC, homologada em 20 de dezembro de 2017, pelo Ministério da Educação.
O documento em questão pretende nortear a educação, a partir de competências gerais e específicas para áreas e etapas, a fim de atender a demandas dos estudantes do século XXI.
Maria Montessori, uma visionária do século passado, já compreendia o "propósito" fundamental da educação. Ela via cada criança e jovem como uma entidade única, estimulando a autonomia, o protagonismo e promovendo o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, físicas e cognitivas em um ambiente preparado.
Os princípios que norteiam o sistema Montessori estão alinhados com as competências preconizadas pela BNCC. No Jardim Montessori, por exemplo, rotineiramente, são trabalhadas habilidades como valorizar os conhecimentos, exercitar a curiosidade, utilizar diferentes linguagens, além de exercitar a empatia, o diálogo, a responsabilidade e a cooperação. Essas competências fundamentais são essenciais para a formação integral do indivíduo e estão em consonância com os princípios estabelecidos pela UNESCO em busca da paz e dos direitos humanos.

O Ambiente Montessori: Estímulo à Autonomia e Autoaprendizagem
A educação Montessori é extremamente abrangente e completa. Através da formação de grupos com idades mistas e em um ambiente estruturado para atender às necessidades individuais dos estudantes, são utilizados materiais cientificamente elaborados para o desenvolvimento pleno. Nesse espaço, a autonomia e a autoaprendizagem são estimuladas, e o professor assume o papel de guia, observando as particularidades de cada aluno e facilitando seu progresso. O estímulo à busca pelo conhecimento é sempre o ponto de partida, incentivando o crescimento pessoal e acadêmico.
Almejamos que a abordagem Montessori se torne uma proposta amplamente adotada para a prática dos princípios da BNCC em todas as escolas brasileiras. Ao abraçar os valores e competências preconizadas pela base nacional, a pedagogia Montessori pode se tornar um caminho para uma educação mais completa, promovendo a convivência harmoniosa e o respeito em todos os alunos do Brasil.



Comentários