Ensino Fundamental I: como é a contribuição do método Montessori?
- hegelbraga
- 25 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de nov. de 2023
A Essência do Método Montessori
Quando Maria Montessori definiu o Método Montessori, ela disse: "Se abandonarmos não apenas o nome próprio, mas também o conceito comum de ‘método’ e o substituirmos por outra denominação, como ‘ajuda oferecida à pessoa humana para conquistar sua independência’, ou ‘meio que lhe oferecemos para libertar-se da opressão dos velhos preconceitos da educação’, então tudo ficará claro!" Para Montessori, a pessoa humana é o cerne da educação, e não apenas o método utilizado (A Formação do Homem, 2018, p.18).
O Desenvolvimento e a Aquisição da Cultura
Montessori destacou que esta fase do desenvolvimento é psicologicamente crucial para a personalidade da criança, pois é o momento ideal para a aquisição da cultura (Para Educar o Potencial Humano, 2003, p. 11). Portanto, é essencial libertar a criança da opressão de um conhecimento limitado, que se restringe ao poder intelectual presente entre os 6 e 11 anos.
Liberdade e Flexibilidade no Aprendizado
Na prática, a liberdade proposta por Montessori significa seguir as necessidades internas do aluno, atendendo às suas demandas de conhecimento. Eliminar a rigidez de um currículo fechado e permitir que um assunto que despertou maior interesse possa ser explorado mais profundamente, dedicando-lhe mais tempo.

A Construção do Senso de Justiça
Essa fase da vida do aluno é caracterizada pelo discernimento entre o bem e o mal, havendo uma preocupação com a justiça. Surge, então, a necessidade de estabelecer regras construídas pelo próprio grupo, de modo que a dinâmica diária do ambiente escolar seja tranquila.
O Ambiente de Aprendizagem no Fundamental I
Nas classes agrupadas do Fundamental, o aluno frequenta um ambiente diferente do anterior. Esse ambiente é cuidadosamente organizado, com mobiliário adequado às suas necessidades, enriquecido com materiais cientificamente elaborados para facilitar a aprendizagem. Além disso, conta com uma boa biblioteca de classe e a introdução do uso do computador como uma ferramenta disponível para suas buscas intelectuais. A possibilidade de troca constante com os colegas, o trabalho em equipe e a liberdade responsável permitem que cada um atinja seus objetivos sem pressões externas.
Montessori no Fundamental I: Um Ambiente Dinâmico e Respeitoso
Montessori no Ensino Fundamental I é uma proposta dinâmica e atenta à diversidade, respeitando as necessidades e capacidades de cada aluno. É uma classe onde a graça e a cortesia estão presentes, pois além do desenvolvimento intelectual, busca-se o aprimoramento moral do ser humano, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada.



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