Escolas Montessorianas estão por toda parte. Mas o que Montessori realmente significa?
- leticia872
- 20 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
Texto escrito por:Â Daryl Austin
USA TODAY
Poucos educadores tiveram um impacto tão significativo quanto Maria Montessori, uma médica e educadora italiana que abriu sua primeira sala de aula em Roma em 1907. Sua filosofia de ensino única "foi baseada em suas observações cientÃficas dos processos naturais de aprendizagem das crianças", o que eventualmente a levou ao desenvolvimento do método Montessori de aprendizagem, explica Munir Shivji, um educador Montessori e diretor executivo da American Montessori Society.
Ele diz que o método se popularizou na América depois que uma pioneira da educação na década de 1950, chamada Nancy Rambusch, "se viu insatisfeita com o sistema educacional nos Estados Unidos", eventualmente levando-a a descobrir Maria Montessori e a introduzir o método de ensino aqui.
O estilo de aprendizagem cresceu em popularidade nas décadas seguintes, mas explodiu com o advento das mÃdias sociais, pois inúmeros pais elogiaram publicamente os bons resultados em seus filhos. Hoje, há mais de 3.000 escolas Montessorianas nos EUA, das quais quase 600 são programas de escolas públicas, de acordo com o National Center for Montessori in the Public Sector (NCMPS). Em todo o mundo, está em mais de 15.000 escolas.
"Montessori é o sistema educacional alternativo mais difundido e popular do mundo", diz Angeline Lillard, professora de psicologia na Universidade da VirgÃnia e diretora do programa de ciências Montessorianas de lá.
O que é uma escola Montessoriana?
Uma escola Montessoriana é um centro de aprendizagem público ou privado onde o método Montessori de educação é praticado. Este tipo de educação enfatiza o aprendizado prático "com materiais especialmente projetados para ajudar as crianças a aprender conceitos por meio da experiência direta", diz Shivji.
O foco principal do método Montessori é uma abordagem de desenvolvimento centrada na criança para a educação, diz Sara Suchman, uma educadora Montessoriana e diretora executiva do NCMPS. "A Dra. Montessori observou que, dado o ambiente e os materiais certos, as crianças escolhem aprender, e a coerção adulta e as recompensas externas não são necessárias e podem, de fato, ser contraproducentes para o desenvolvimento de alunos independentes", explica ela.
Alguns materiais comuns de aprendizagem Montessori incluem objetos sensoriais como letras de lixa e mapas de quebra-cabeça, além de formas de construção como cilindros, cubos, hastes e prismas que são usados ​​para dominar habilidades e técnicas especÃficas. Os educadores Montessori também têm ferramentas exclusivas que usam para ensinar ciências e conceitos matemáticos à s crianças.
Em uma escola Montessori, as crianças são encorajadas a explorar seus próprios interesses e aprender em seu próprio ritmo. "Isso cultiva uma grande independência, ensina habilidades de resolução de problemas, promove a curiosidade, constrói autoconfiança e ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades sociais, pois muitas vezes precisam trabalhar juntas", diz Rachel Supalla, uma educadora certificada pela Montessori e diretora de muitos Centros de Aprendizagem Montessori Discovery KidZone em Montana e Utah.
Embora o estilo não tradicional de aprendizagem surpreenda alguns pais quando o descobrem pela primeira vez, "pesquisas indicam que os alunos Montessori geralmente têm desempenho tão bom ou melhor do que seus colegas em escolas tradicionais em testes padronizados", diz Shivji.
De fato, uma meta-análise recente - da qual Lillard foi coautora - examinou 32 estudos e descobriu que a educação Montessori impactou significativamente os resultados acadêmicos e não acadêmicos.
"Seu foco está na criança como um todo - desenvolvimento social, desenvolvimento emocional e desenvolvimento cognitivo - em vez de tentar passar nos testes sozinho", diz Lillard. "Isso ajuda as crianças a se tornarem adultos independentes, mas colaborativos, socialmente conscientes e competentes, que se conhecem e estão equipados para levar vidas significativas e úteis."
Como uma escola Montessori é diferente de uma escola regular?
Há várias coisas que tornam a educação Montessori única. Por um lado, os professores Montessori atuam como guias ou facilitadores em vez de professores tradicionais, "observando e apoiando a jornada de aprendizagem individual de cada criança", diz Shivji.
Outra diferença é que crianças de várias faixas etárias, como de 3 a 6 anos, aprendem na mesma sala de aula, então as crianças têm oportunidades de aprender e ensinar umas à s outras. Na verdade, o ponto central do método Montessori é que cada criança demonstra domÃnio de um conceito ou habilidade "ensinando-o a um de seus colegas até que seu colega também o entenda", diz Supalla.
Nas escolas Montessorianas, as crianças também escolhem livremente entre várias atividades ou materiais diferentes, dependendo do que precisam em um dado momento, em vez de todos receberem a mesma tarefa. "Ninguém mostra essas coisas a elas - elas descobrem", diz Lillard.
Shivji diz que também há uma ênfase na aplicação no mundo real do que é aprendido e que as crianças ensinadas em Montessori são encorajadas a se envolver e contribuir para suas comunidades de maneiras significativas. "Também enfatizamos cortesia, boas maneiras e respeito", diz Supalla. "Sempre consigo identificar alunos treinados em Montessori, mesmo em diferentes ambientes de sala de aula, porque são eles que arrumam um espaço sem que lhe peçam ou ajudam outro aluno com um problema que ele não entende."
Texto traduzido do inglês pela Google.